domingo, abril 24, 2005

Ponta do Sol e Fontainhas

Depois de uma noite bem dormida na paz e descanso da Ribeira Grande, no mini quarto sem baratas e com casa de banho privativa, e com umas toalhas vindas directamente do chinês mais próximo... Lá nos levantámos bem cedo de manhã para tomar um pequeno-almoço que mais parecia um grande-almoço com tudo a que tínhamos direito: fruta, pão, doce, café, leite normal e até leite de cabra. Uma delícia e um conforto para o estômago para nos preparar para mais uma viagem.
.
Desta vez o Djin Djim foi-nos buscar logo de manhã bem cedo para agora cortamos para o lado direito da Ribeira Grande. Hoje seria o dia de visitar a Ponta do Sol e as Fontainhas.
.
A Ponta do Sol é uma vila ou cidade, não sei bem, onde antes existia o único aeroporto da ilha, que fechou à poucos anos depois de um acidente horrível que matou todos os ocupantes contra a montanha. Esta vila tem praticamente todas as casas do estilo colonial, mais ou menos bem conservadas, com as praças e as igrejas quase como se estivéssemos dentro de um filme dos anos 30... até pela roupa de domingo que as pessoas que saem da missa trazem vestida, parece que de um momento para o outro recuámos no tempo e estamos num outro ponto da história.
.
Depois de mais uma intensa sessão fotográfica a miúdos e graúdos com algum jeito para poses que se divertiam a fazer sorrisos para a objectiva, e depois de estarmos todas rodeadas de crianças que em troca dos nossos rebuçados nos davam uns fritinhos que se vendiam na praça, lá tivemos que seguir para um ponto um pouco mais alto da nossa viagem - Fontainhas.
.
Depois de sairmos da vila e passarmos pela pocilga municipal com vista privilegiada para o mar, lá seguimos por um caminho incrível... aquela estrada onde apenas cabe um carro na maior parte do percurso, não foi escavada na rocha... foi encostada à montanha, ou seja, na maior parte dos locais, o que existe por baixo da estrada é um amontoado de pedras magnificamente colocadas por forma a encaixarem umas nas outras, não sendo necessário utilizar nenhum material de ligação. É uma estrada feita de pedra-sobre-pedra, que revela o esforço humano imenso e a capacidade de trabalho deste povo que sobrevive praticamente isolado.
.
Ao longo do percurso, ia ficando cada vez com mais medo, e já rogava pragas a mim mesma por ter tido esta triste ideia de ir conhecer as Fontainhas, cheguei mesmo a dizer ao Djin-Djim que me podia deixar para trás e seguia só com a minha mãe e com a minha tia, mas ele não me ligou nenhuma e seguiu... e ainda bem que o fez.
.
A estrada não caiu, nem sequer nos cruzámos com nenhum carro, e quando chegámos à Fontainhas.... uau... impressionante. Imaginem um vale enorme escavado por uma ribeira ao longo dos anos, com as encostas muito íngremes que caiem directamente para o mar ou para a ribeira que mal se vê lá em baixo... bem lá no fundo do vale, muito abaixo do sítio onde estou. Agora imaginem que no meio deste vale existe uma pequena elevação, uma espécie de cumesinho pequenino e com os lados muito inclinados também. Mesmo que consigam imaginar o que descrevo, as palavras todas não chegam para vos explicar o que eu vi. Ora a aldeia das Fontainhas está aí construída.... não me perguntem como mais é fantástico. E melhor, é que os campos de cultivo são nestas encostas muito íngremes... é irreal... nunca tinha visto nem imaginado nada assim.

Sem comentários: