sábado, abril 16, 2005

Santa Maria

Não, não estou ainda a rezar por causa do voo.
Santa Maria é a praia mais conhecida da ilha do Sal, e consequentemente é a praia mais conhecida de Cabo Verde porque, (in)felizmente, quem vem aqui passar férias normalmente não vai ver as outras ilhas..
Ora o que fizemos nós neste dia? (perguntam vocês), fomos ver a praia ao pé do pontão e andámos a pesquisar o território à volta do hotel. Vimos uns Kites e apanhámos vento, muito vento...
Voltámos para o hotel onde estava à nossa espera o "guia" para nos tentar "vender" umas excursões... o costume... já se sabe que é sempre assim... Mas conseguimos que ele nos desse informações preciosas... Como por exemplo sítios para comer fora dos locais mais turísticos... ou seja, tascas onde se come bem a comida local e barata...
Depois de conseguirmos um mapa com as pouquíssimas ruas e estradas de terra batida do Sal, fomos descobrir a vila de Santa Maria. Esta vilazita tem 2 ruas principais ao longo das quais acontece tudo: a R. da Igreja e a R. do Relax. Durante o nosso percurso fomos frequentemente "assediados" por vendedores ambulantes que diziam vender artesanato "bom, mais barato" e que supostamente era de Cabo Verde, mas na maior parte das vezes é mesmo de "África". Para os cabo-verdianos África é o continente, Cabo Verde é uma coisa completamente diferente de África... e realmente quem conhece este continente percebe que é bem verdade...
Ao longo da dura jornada debaixo de um sol forte e de uma ventania descomunal decidimos ir às compras para nos abastecermos para os futuros almoços na ilha. Comprámos pão acabadinho de fazer, bolachas, sumo e água, e como não encontrámos o típico queijo "di terra", que eu adoro, tivemos mesmo que comprar um queijo europeu qualquer.
Continuámos então a nossa descoberta... seguimos até quase ao fim da vila e descobrimos uma praia muito fixe... com água quentinha (os normais 21ºC), com umas palhotinhas a fazer sombra e com montes de Kites e de velas de windsurf a acelerar por cima das ondas. Claro que perante este cenário o Rui não resistiu e lá foi alugar uma vela de windsurf para "apalpar terreno" e conhecer o mar e o vento.
Depois do Rui acabar a volta de 1 hora decidiu ir ao hotel buscar o equipamento a sério: o equipamento de Kite surf. E aí sim... aí é que foi bombar... o vento é que estava um bocadinho forte e a empurrar para fora (alto mar), e por causa disso a Rita não pode "kitar".... foi pena queria mesmo ver-te a andar...
Acho que neste dia tirei algumas das minhas melhores fotografias... não conseguia parar...
Ao fim do dia... já um bocado cansados... estas actividades de praia cansam bué... fomos jantar ao Mateus, que é um dos restaurantes mais conhecidos de Sta Maria e onde se pode comer um bom peixe grelhado e ouvir boa música cabo-verdiana. Mas parece que hoje estávamos com azar... o peixe não estava nada de especial, o jantar foi caro (aliás como tudo aqui no Sal), a música não era só cabo-verdiana e eu fiquei com uma brutal dor de cabeça... Acho que estava a sentir os primeiros sinais de insolação... toca de tomar um "shot" de água com sal e açúcar para repor os níveis de água e sais no organismo, e depois é descansar até ao dia seguinte.
Voltámos para o hotel por entre ruelas de terra batida e sem grande iluminação... E chegados ao "aconchego do lar" eram já 22:30h, ou seja eram 00:30h em Portugal... Aproveitei a deixa e dei a primeira prenda à aniversariante... a Ritinha uma boneca de pano típica de Sto Antão (a ilha mais bonita de Cabo Verde). Como as 23h chegaram depressa decidi dar-lhe também a 2ª prenda do dia de anos, uns copinhos para licor típicos de S. Vicente (a ilha onde vivo)... e como o cansaço já era muito adormecemos antes da meia-noite e portanto o resto das prendas teve que ficar para a manhã seguinte.