terça-feira, abril 19, 2005

último dia no Sal

Este dia foi passado com alguma agitação... arrumar a casa e as malas outra vez, tudo à pressa... sem esquecer os presentes que chegaram pelas mãos da minha mãe e que vieram directamente de Portugal...
.
Prendinhas fresquinhas acabadinhas de chegar.... que bom... adorei os vossos presentes, bem sei que já o tinha dito, mas não posso deixar de reforçar a ideia... é tão bom ouvir boa música e acordar ao som do girassol... para quem não está dentro do assunto as prendas recebidas foram 2 cd's com música que eu adoro e uma foto das minhas amigas lindas na capa, 1 caneca que tanto jeito me dá, também com a foto de nós todas impressa para até ao pequeno-almoço não me esquecer de vocês, e uma flor cantante e dançante... um girassol que grita a "plenos pulmões":
.
I'm walking on sunshine , wooah
I'm walking on sunshine, woooah
I'm walking on sunshine, woooah
and don't it feel good!!
Hey , alright now
and dont it feel good!!
hey
.
Depois de ter a trouxa toda composta outra vez pegámos no carro e fomos dar a volta à ilha para a tia São a conhecer, e como tem muito para ver... (ironia), fomos novamente às salinas e à praia de Santa Maria. Na praia lá dei um mergulhinho de despedida na água azul turquesa ... que lindo... e depois de ver o produto da faina dos pescadores locais fomos comer uma sandwich e beber o meu sumo preferido, sumo de goiaba.
.
A Rita e o Rui foram finalmente ter connosco e levaram-nos para o aeroporto... a aventura conjunta estava prestes a acabar... Eu, a minha mãe e a minha tia iríamos viajar para S. Vicente, e a Rita e o Rui ficariam até ao fim da semana no Sal para depois regressarem a Lisboa, porque o trabalho e a faculdade assim o exigem... que pena... Gostava tanto que tivessem vindo connosco...
.
Depois das despedidas e de comer uma doçura de coco lá embarcámos no usual teco-teco a hélice que faz a ligação entre as ilhas. Depois do voo de vinda ter sido péssimo, estava cheia de medo de entrar outra vez neste avião, mas tinha que ser... e para pedir desculpas pelo mau tempo desta semana S. Pedro redimiu-se e deu-nos um tempo óptimo para fazermos uma boa viagem.
.
A viagem dura apenas 45 min e neste período dá para se ver bastante bem a ilha de S. Nicolau, que me parece lindíssima, e também sobrevoamos os ilhéus Raso e Branco, logo depois iniciamos a descida para ir aterrar no aeroporto de S. Pedro, mesmo perto da praia, na ilha onde moro.
.
A Carmita estava à nossa espera para nos levar a casa na sua carrinha de caixa aberta todo o terreno, e apesar de trazermos imensa bagagem a caixa aberta ainda deu para dar boleia 3 estrangeiros e um miúdo que vinham para cá à aventura e com pouco dinheiro. No fim da viagem a sua retribuição pela boleia foi um cd... afinal eles eram músicos...
.
Chegadas a casa foi altura de apresentar o novo membro da minha família cabo-verdiana, a DUNA, a gata mais bonita do mundo... Foi surpresa total... acho que elas gostaram da minha gatita...
.
Com a Duna completamente alucinada às voltas com as malas lá fomos desfazendo as trouxas de onde saltaram mais presentes... e desta vez o que é que me traziam para além da batedeira, da varinha mágica e da torradeira que tinha pedido? traziam-me massa, bacalhau, queijo, café, chouriço.... comidinha boa e que cá não há.... ou quando há é muito cara e não é de boa qualidade...
.
Traziam também uma tábua de cortar queijos com os utensílios (lindíssima, adorei), e um gato almofada lindo amarelo e cor-de-rosa, para me fazer companhia... Na altura mal elas sabiam que já cá tinha um exemplar vivo e que já vão ser dois gatos cá em casa. O gato almofada foi chamado de gato desbocado, porque não tem boca, mas apesar disso tem muito para dizer.
.
Obrigada lindas pelas vossas prendas e por terem vindo cá, foi óptimo ter-vos aqui comigo na minha primeira casa, na minha primeira aventura sozinha fora de Portugal... Obrigado por conhecerem os meus novos amigos e o meu novo meio... foi muito importante para mim...
.
Depois de comermos rapidamente no Casa Café Mindelo (quase a minha segunda casa aqui) fomos ao Centro Cultural do Mindelo para assistir a um espectáculo de dança vindo directamente de Lisboa... apesar de eu não gostar de ballett moderno até gostei do espectáculo, mas vencer o cansaço foi difícil, e depois de longos minutos a aguentar a cabeça em pé e os olhos abertos, lá aplaudimos e fomos a arrastar-nos para casa...

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh! minha querida sobrinha linda, nós é que temos de te agradecer as maravilhosas férias que nos proporcionaste.

Tinhas tudo previsto para a nossa chegada: a tua pequenina mas amorosa casinha estava primorosamente organizada para nos receber; nem te esqueceste do presente comemorativo (a minha escultura da Cesaltania) e, até o outro elemento da casa, a famosa DUNA, estava à nossa espera; e aquele anúncio da nossa chegada, feito pela Carmita à entrada da "tua rua"!!! por essa não esperavas.

Mas foi pela grandeza do teu coração e entusiasmo pela vida que tanto gostámos da terra onde vives (a linda cidade do Mindelo, o Monte Verde, a baía das Gatas, Praía Grande...) e dos teus amigos (os teus inestimáveis senhorios, a Maria Adelina, a Catarina...)

OBRIGADINHA POR TUDO