terça-feira, março 08, 2005

Clube Náutico vs Le Café Musique

Clube Náutico
dia 2 de Fevereiro
Como em qualquer cidade à beira mar que se preze, aqui apesar de não haver marina, existe um Clube Náutico, que é por excelência o local onde os estrangeiros com gosto por alguma aventura vão à noite comer qualquer coisa e beber um gin tónico (aiiii.... o Peter's). Pois bem... e eu como boa ex-marinheira que sou decidi ir dar-me a conhecer ao mundo dos pseudo-marinheiros locais e estrangeiros aventureiros.
Como em quaquel clube náutico do mundo lá passei por baixo de uma fileira de bandeiras usadas para comunicar entre embarcações, até aqui nada de estranho. Olhei para as paredes e reparei que o arquipélago de Cabo Verde fazia parte da decoração de uma das paredes e em alto relevo, é interessante.
Sentei-me e preparei-me para pedir os petiscos... Ora pois... não queria mais nada???? não?! Petiscos nem vê-los, então pedi o menu. A escolha estava difícil entre o "amburga" e a pizza ou mesmo a bela da "sande c'atum". Optei pela pizza, pois é algo que normalmente dá para ver de que é feito e o que tem lá dentro. Big mistake, huge mistake.... A pizza mais parecia uma folha de papel vegetal redonda com umas coisas desenhadas a cor por cima... pois... realmente dava para ver o que tinha dentro, dava até para ver à transparência... eu gosto de pizzas de massa fina, todos sabem disso, mas também não é preciso exagerar... Mas pronto, "não há-de ser nada", pensei eu. Olhei melhor para aquela folha de papel e percebi que era amarelada por isso devia ter queijo, vi que as coisas com cores eram rodelas de chouriço e azeitonas cortadas, e pensei novamente para com os meus botões "afinal não me parece assim tão mau". Cortei a primeira fatia e enrolei-a com a maior das facilidades até fazer uma espécie de cigarro de enrolar bem fininho. Trinquei e qual não é o meu espanto quando reparo que ou eu não tinha paladar ou efectivamente a pizza não sabia a nada... Pois... trinquei outra vez mas desta vez um chouriço, e também não me soube a nada. "Bolas... só me faltava agora ficar sem sabor, que atrofio!..". Então decidi tirar a prova dos noves, e bebi um golo da minha coca-cola... A bebida não sabia só a coca-cola, sabia a coca-cola com gelo de água da torneira "que porcaria...", nem a bebida se safava. Jurei para nunca mais comer neste sítio com comida com sabores estranhos.
dia 8 de Março
Pouco mais de um mês depois eu regressava ao Clube Náutico, mas desta vez com conhecimento de causa. Já tinha provado a comida e a bebida, e já tinha investigado o local de forma a perceber que provavelmente, nos tempos aureos dos portugueses e dos ingleses, este local devia ter um importante escola de vela.
Neste momento estão cerca de 20 optimist a apodrecer nos seus berços ao lado do edíficio, expostos ao sol intenso e às chuvas torrenciais irregulares. Destes barquinhos da antiga escola de vela resta pouco mais que o bordo do casco, mete dó ver um investimento daqueles com uma baía destas aqui a dois passos, a ir "por água abaixo".
Esquecendo o cemitério de barcos aqui ao lado, e para que o Pedro (amigo do João) ouvisse um pouco de música ao vivo (que passa quase diariamente neste local "para turista ver"), lá entrámos novamente no Clube. Desta vez pedi apenas uma coca-cola e sem gelo, e estive a curtir a música de um grupo de cerca de 10 pessoas que nem sequer dava para perceber quem tocava o quê nem quem é que cantava, porque estavam sempre a entrar e sair de cena pessoas que circulavam na sala.
Le Café Musique
Já fartos dos enormes intervalos entre as músicas, decidimos ir até ao "Le Café Musique". Aqui sim é que se está bem. Aqui eu sento-me peço o monte de coca-colas que quiser, com ou sem gelos, com ou sem limão e a coca-cola sabe sempre a coca-cola.
Aqui venho muitas vezes, sempre que há algum concerto, e até já sou cliente habitual da casa. Já conheço alguns dos empregados e até já conheço alguns músicos, (nha Kapa, Bau, Vlú e Dubsquad), o único senão deste sítio é que marcam os espectáculos para as 10:30 da noite mas se eu só aparecer às 00:00 ainda tenho que esperar que os artistas apareçam. Mas como já conheço o esquema vou passear para outras bandas antes, e se calha a encontrar o músico fico de olho nele até que este se decida a ir ganhar uns trocos e nessa altura eu saio de onde estou e dirijo-me para mais uma noite de convívio com as pessoas do costume no Café Musique.
Este sítio é muito acolhedor, eu gosto imenso, tem boa música, bom ambiente... nem sei explicar, mas sinto-me lá bem. Acho que a minha descrição terá de ficar por aqui porque este é um daqueles sítios que por muito que escreva nunca vos conseguirei transmitir o que ele é. Têm de vir cá ver com os vossos próprios olhos...

Sem comentários: