terça-feira, novembro 11, 2008

1ª Árvore de Natal

Este ano vou comprar a minha primeira árvore de Natal, mas esta tarefa simples está a revelar-se bem mais complicada do que eu pensava. Primeiro vão dos 5€ aos 199€, ridículo... depois há-as de todas as cores: verdes, azuis, vermelhas, douradas, castanhas, pretas, prateadas, de arame, de luz, de ráfia, enfim... Algumas nem parecem árvores de natal... Com esta variedade toda tive que primeiro definir o que é que eu procurava: uma árvore tipo pinheiro, verde, até 1,50m de altura, farfalhudo, fácil de arrumar e que não se desfaça de cada vez que passe uma brisa.
Não, não opto por nenhuma árvore natural, e a explicação é simples, a maior parte das árvores naturais que se vendem nesta época não as cortadas por haver excedente, são mesmo as que se cortam para fazer dinheiro. Ainda se fosse para ajudar ao ordenamento da floresta portuguesa ou qualquer coisa do género, mas agora para encher os bolsos de alguns e contribuir para o abate descontrolado de pequenas árvores... isso não. Por outro lado podia ser uma planta natural envasada sem ser cortada, mas aí iria estar a condenar a pequena planta a uma morte lenta, visto ter as janelas fechadas ao longo de todo o dia e o sol só entrar lá em casa ao fim-de-semana quando eu tenho tempo para as lides da casa. Tenho ainda uma outra opção, armar-me em louca comprar dezenas de metros de luzes de exterior, trepar para a árvore do relvado que existe à entrada do prédio e decorar ao meu gosto. Mas aí o mais provável seria ser visitada por uns senhores simpáticos de bata branca que me levariam numa carrinha almofadada para um sítio calmo para descansar.
Optando então pela solução mais racional e razoável, ou seja "árvore tipo pinheiro, verde, até 1,50m de altura, farfalhudo, fácil de arrumar e que não se desfaça de cada vez que passe uma brisa" verifiquei que as lojas do Chinês ficam logo postas de parte, bem como todas as árvores baratinhas (até 29,90€). Agora, resta-me percorrer alguns hipermercados e centros comerciais (bolas...) em horas de jogos de futebol que é para ver se não sou atropelada pela enchente de gente em crise que compra quinhentas mil coisas desnecessárias com o parco ordenado que recebem todos os meses e com o crédito pessoal que foi aprovado à 15 dias num balcão de um qualquer banco.
Para não desanimar, e caso não tenha paciência para me aventurar nesta odisseia (que é o mais provável) comprei um mini-pai natal autocolante que já aderiu à janela da minha sala, e por este andar já não deve conseguir sair de lá nos próximos 10 anos... (é da loja do chinês do bairro).
Entretanto vou descobrindo os enfeites que tinha guardado para a dita árvore de natal e vou espalhando pelas estantes... fica original. Se calhar é mesmo melhor pensar em criar a minha tradição natalícia lá em casa e esquecer, pelo menos por este ano, as tradições que tenho desde pequena.
Se tiver coragem ainda pergunto ao meu colega João quando é que o Benfica joga que é para ir nessa hora ao AKI.

Sem comentários: