quinta-feira, janeiro 08, 2009

Uma aventura nas estradas

Depois do almoço do primeiro dia de trabalho foram buscar-me ao hotel e passaram-me a chave para as mãos e, logo ali, explicaram-me em 2 minutos os segredos do carro.
Ora carrega-se neste botão para abrir as portas, entrar, fechar as portas, trancar as portas, por a chave na ignição (já sei, até aqui nada fora do normal), e passar a mão aqui neste botãozinho escondido para desactivar o corta corrente senão começa a disparar o alarme e não consegue andar com o carro. Ahhh, ok o carro tem truque… boa. Lá aprendi a coisa.
Entro no carro e faço tudo isto com mais um pormenor à mistura: entra-se do lado direito do carro, volante do lado direito, mudanças do lado esquerdo (a meio do carro como todos os outros), com a 1ª a meter para a esquerda e a 5ª a meter para a direita (tal como nos outros carros), os pedais exactamente na mesma posição, olho para os espelhos não estou habituada a vê-los naqueles sítios, o carro também cresce para a esquerda e não para a direita… bem… não há-de ser nada.
Ponho o carro a trabalhar depois de me livrar do truque. E agora o sentido nas estradas também é todo ao contrário…. Ai ai ai, faixa dos lentos é à esquerda, circulamos pela esquerda, ultrapassamos pela direita, atenção fazer o pisca e ligar as luzes também é no manípulo da direita (bolas já liguei o limpa pára-brisas), tenho que ter o eixo de via junto a mim do lado direito senão arrisco-me a bater no passeio, meto a segunda (mas antes disso bato com toda a força com a mão direita na porta do carro… dói), lá atino com a coisa.
Chego à primeira rotunda… e agora… pois, é mesmo ao contrário, não sei explicar mas com jeito a coisa vai. Consegui um bocado a custo chegar ao trabalho, não bati em ninguém, não atropelei ninguém, não subi passeios, não deixei o carro ir abaixo, usei todas as mudanças e o alarme não tocou. Até o motorista que ia ao lado manteve um ar sereno e não veio agarrado ao banco. Posso dizer que foi um sucesso.
Ao fim do dia ao regressar ao hotel a aventura foi feita de noite com as luzes acesas, também correu bem, com menos movimento e já sozinha, acho que já posso receber visitas e ir buscar-vos ao aeroporto. Já tive outra cobaia entretanto, ainda não morreu de susto e até já arriscou duas vezes.
Agora o meu stress mais recente é ser mandada parar pela polícia ou pelos militares, e isso não deve faltar muito, eles andam aí.

2 comentários:

Rita disse...

Olá aboborita!

Vamos acompanhando as aventuras!
E... cuidado nas rotundas :P

Beijinhos de todas!

Anónimo disse...

Excelente descrição do feeling da condução "ao contrário"!
Muito divertido ler os teus posts e é bom sentir notícias tuas aí desse outro lado do Mundo! :)