quarta-feira, dezembro 03, 2008

Rumo a sul

E é assim...
Este é um ano de objectivos cumpridos e de regressos. Acabei o mestrado, comprei casa, acabei de pagar o carro, cresci, reencontrei-me em Portugal, reencontrei amigos, reencontrei o meu lugar no mundo, caí e voltei a levantar-me, e agora depois de tudo isto, vou partir rumo a sul.
Mais um regresso.
16,5 anos depois de levantar voo da cidade de Maputo com as lágrimas no olhos e o coração apertado, regresso finalmente para concretizar um dos meus mais velhos sonhos. Vou regressar para trabalhar lá, na terra que viu nascer o meu pai, na terra onde se conheceram, casaram e viveram os meus pais, na terra onde vivi na pré-adolescência e de onde tenho muitas recordações felizes.
Parto no início de Janeiro com a mala cheia de tudo e de nada. Estou ansiosa e expectante. As partidas nunca são fáceis, mas esta em particular...
Ainda não consigo verbalizar o que sinto, tenho um turbilhão de sentimentos no meu peito... sinto uma energia crescente cá dentro e um tremor a percorrer-me a pele...
Às vezes penso que esta ansiedade deve-se em parte ao facto de eu ser do signo gémeos, devo estar a sentir uma necessidade de me dividir em duas e seguir dois caminhos diferentes... mas como uma única que sou, vou toda eu, carregada de malas e bagagens para lá.

Moçambique
terra vermelha
longa, extensa, interminável
qual a mais bonita savana
se não a que se estende para lá do Cabo da Boa Esperança.

1 comentário:

Unknown disse...

De quem tem África no sangue e um apelo inexplicável de regresso à terra mãe, votos de uma boa partida e de um bom regresso onde quer que seja esse destino.

Um abraço amigo,

Luís Marinheiro