quarta-feira, abril 15, 2009

Livraria

Soube-me bem entrar hoje na livraria do Polana Shopping Center. Já lá tinha entrado imensas vezes, a maior parte das quais para comprar livros para amigos (prendas de aniversário e afins), mas porque já tenho a colecção completa do famoso Mia Couto, e porque tenho uma biblioteca que não conseguia já carregar às costas... não tinha conseguido comprar nada para mim desde que aqui cheguei.
Comprar livros para mim é cada vez mais um desafio, para além do prazer enorme que tenho ao folhear as páginas pela primeira vez junto daquelas prateleiras de uma qualquer livraria. Sim adoro ler, mas adoro também o descobrir livros, passo muito muito tempo nas livrarias a pegar em livros quase por instinto e a folhear num página qualquer, leio umas linhas e logo ali decido se vibrarei ou não com mais uma história, ou se irei aprender algo mais com as sábias palavras de quem entende do assunto.
No entanto desde que cheguei a livraria parecia-me demasiado pequena. Olhava para as filas de lombadas e reconhecia muitos dos títulos... iguais aos que tenho lá em casa... Por outro lado tinha títulos novos de autores desconhecidos que escreviam de vivências e sentimentos ainda diferentes dos meus... Com o passar dos meses o entrusamento, ou re-entrusamento, com esta minha nova realidade fez-me hoje ir à livraria e passar lá 1 horinha inteira a folhear novos livros, novos escritores. Consegui comprar só dois livros, um romance e um de pequenas poesias. Apaixonei-me por 2 a 3 linhas de cada um e sinto-me cheia. Adoro esta sensação... pego nos livros e parece que nem preciso de os ler, parece que por osmose me passam tudo o que contêm, mais as minhas interpretações... Adoro esta sensação.

2 comentários:

nuno medon disse...

Olá! Ler é sempre um prazer. Eu também gosto de livros. Existem aí livros que gostaria de os comprar, mas para já não tenho dinheiro para tal. Os livros são muito caros, mas assim que acabar de ler, o livro que estou a ler, tenho que comprar outro. O livro é ainda a nossa melhor companhia! beijos e um bom fim de semana!

Anónimo disse...

Só podia ser...paixão pelos livros! A forma como escreves, a simplicidade com que o fazes, a carga emotiva que consegues colocar nos teus textos, tinham que ter uma explicação.
Há muitos meses que leio tudo o que escreves. Fascina-me a tua escrita; a forma como descreves as "gentes e lugares"... alguns dos quais também conheço.
È muito provável que um dia tenhas na tua biblioteca um ou mais livros, com o teu nome na lombada.
Também eu tenho uma paixão imensa pelos livros. Também tenho a colecção completa do famoso Mia Couto e... uma biblioteca que não conseguia carregar ás costas. Só que não escrevo tão bem como tu!
Um bom fim de semana e muitas, muitas felicidades!