sexta-feira, setembro 21, 2007

A história da Pantufa

À cerca de 1 mês e meio apareceu aqui uma cadelinha preta, de pêlo encaracolado, muito pequenina e cheia de medo. Andava sempre afastada das pessoas, mas a pouco e pouco, e porque a fome começava a apertar, a Pantufa (como foi entretanto baptizada) começou a chegar perto de nós. A princípio vinha a tremer, com o rabinho entre as pernas e punha-se logo de barriga para o ar, numa posição de submissão total. Percebemos então que deveria ter passado maus momentos antes de chegar aqui.
Com o passar dos dias a confiança foi aumentando, a tal ponto que, passadas 3 semanas, já vinha a correr atrás de nós a abanar o rabo e a pedir festinhas. A meiguice que tinha no olhar era óbvia, e o contentamento com os miminhos era retribuído com muitas festas.
Nesta altura percebemos que a barriga dela estava anormalmente grande, e começámos a suspeitar de uma gravidez, ou isso ou algo muito mau estaria a passar-se com ela. Num dia depois do trabalho, eu e mais duas amigas e colegas, demos um valente banho à Pantufa e, depois de muitas peripécias, metemo-la numa caixa transportadora e seguimos para o veterinário.
Já na clínica veterinária, fomos recebidas com muitas festinhas e carinhos, muitos sorrisos e atenção. Os cuidados que aqui prestam a todos os animais, pequenos ou grandes, sujos ou limpos, abandonados ou nascidos e criados em berço de ouro, são do melhor nível. As veterinárias e as assistentes são amorosas e têm-me sempre ajudado a resolver problemas. Por tudo o que têm feito e pelo apoio dado, aqui segue o meu sincero agradecimento.
A notícia foi recebida com entusiasmo: a Pantufa está grávida!!!
Fizemos Raio-X, e estimámos que seriam entre 3 a 5 cachorros. Demos as vacinas necessárias, desparasitámo-la, e pesámo-la - 6 kg de cão com presentes dentro da barriga...
Desde essa noite a Pantufa tem dormido em casa da Sandra que tem um óptimo quintal, e tem feito as nossas alegrias e a de toda a vizinhança.
Na sequência de um dos anúncios da Rusca (entretanto já com a nova família), apareceu a nova dona da Pantufa, que adorou as fotos e as descrições das andanças da nossa cachorra de adopção. Ficou combinado que a Pantufa irá para a nova casa logo que deixe de amamentar as crias e logo que estas sejam adoptadas também.
Nesta última semana, a cadelinha andava já com dificuldade, e só queria festinhas na barriga, sempre que podia encostava-se em qualquer lado e punha-se a dormir.
Na 4ª feira a Pantufa começou a fazer o ninho, a esgravatar por todo o lado e a recolher panos e folhas para um canto. Preparámos então uma espécie de casota, para onde ela entrou toda contente e fez de imediato dona e senhora do novo lugar. Percebemos à noite que ela não queria comer mais e fizemos as contas prevendo que a ninhada fosse nascer na noite de 5ª ou 6ª feira.
Logo bem cedo pela manhã (5ª feira), decidi, antes de ir trabalhar, passar pela casa da Sandra para por à disposição da Pantufa mais mantinhas e toalhas para o ninho. Quando cheguei deparei-me com a surpresa das surpresas: A Pantufa lavava cuidadosa e vigorosamente 2 cachorrinhos lindos.
O primeiro a nascer foi o branco com manchas pretas e já estava limpinho e sem cordão umbilical. O cachorrinho preto estava ainda coberto com parte da placenta, que a mãe se apressava a tirar.
Enquanto via estupefacta esta maravilha da natureza, reparo que a Pantufa faz alguma força com as patinhas de trás e de repente rebenta mais uma bolsa e sai o 3º filhote. Este era o branco com manchas castanhas, uma delas bem no meio da cabeça. Que lindo...
Quase não conseguia sair dali, mas tinha de a deixar em paz a tratar do assunto, e como o fazia tão bem, tinha a certeza que não havia motivos para preocupações.
Depois do trabalho fui a correr para ver a nova família canina, e quando chego, nova surpresa: afinal são 5 cachorrinhos todos lindos, limpinhos, a arrastarem-se à volta da mãe e a mamar desalmadamente.
A Pantufa logo que me viu veio pedir mais comida, e nunca pensei que uma cadela deste tamanho comesse tanto como o fez em 2 minutos. Muito despachada voltou rapidamente para junto das crias e não saiu mais. A postura dela é de mãe super protectora, e eu estou contente que ela esteja a agir assim.
Agora temos 5 bébés lindos a "miar" lá por casa a pedir mimo e atenção. Ainda não sabemos quantos são macho ou fêmea, mas isso com o tempo vamos descobrindo. Na ninhada temos estas combinações de cores:
- 1 preto
- 1 castanho-escuro com manchas brancas
- 1 branco com manchas pretas
- 2 brancos com manchas castanho-escuro
Estes malhados parecem vaquinhas bebés... e são todos tão lindos com o focinho rosadinho...
Boa sorte para a Pantufa e para os seus bebés.

Sem comentários: