terça-feira, fevereiro 03, 2009

Caminhos

Quando vivia cá, entre 1989 e 1992, sair de Maputo por estrada era um sonho que muitos tinham e poucos concretizavam. Quando o faziam, a cada metro de estrada percorrida, arriscavam a sua própria vida. Os que iam e conseguiam chegar, e dos que ainda regressavam e conseguiam contar, as histórias eram terríveis, mas de sobrevivência.
Na altura não saí por essa estrada fora, mas logo depois da guerra civil ter terminado (já estavamos nós em Portugal) foram muitos os que se fizeram à estrada e finalmente sairam desta "prisão dourada" que era a cidade de Maputo.
Em 1997 voltámos cá de férias e fizémos uma viagem para norte de Maputo até Vilanculo, passando por Xai-Xai e Inhambane. Agora que voltei, as viagens sucedem-se e agora sou eu que pego no volante saio da cidade e sigo naquela estrada.
Estes são alguns dos caminhos que percorro por aqui, aqueles que antes não percorri.
Saída de Maputo, estrada larga, "chapas" por todo o lado, mais de duas faixas em cada sentido, bermas cheias de gente e mercados ambulantes que vendem de tudo um pouco.
Caminho entre Marracuene e o batelão que nos leva à praia da Macaneta. pertinho de Maputo, caminho de areia mas em muito boas condições.
Estrada entre o batelão e a praia da Macaneta, só mesmo para 4x4 e mesmo assim.... vamos a 20km/h no máximo com muitos buracos á mistura, muita lama, muita aventura. Pelo caminho cruzamo-nos com algumas almas inteligentes que fingem arranjar a estrada na esperança que algum turista lhes dê uns trocos... hilariante. Entretanto, do nada, um sinal de curva perigosa à direita... é melhor abrandar... eheheh
Estrada interminável, daquelas que se estendem por quilómetros sem ver um único carro. Aqui estamos na África do Sul, mas poderia ser em território moçambicano que temos iguais extensões de asfalto para percorrer. E eu feliz com o volante nas mãos, vidro aberto para sentir o vento quente que me bate na cara, e com o braço direito de fora a fazer ondinhas contra a corrente, tal e qual como quando era miúda... é mesmo assim que eu gosto de viajar...

Sem comentários: