terça-feira, janeiro 04, 2011

Ano novo....

Uma das resoluções de ano novo era a organização do blog, ou pelo menos a actualização da informação que por aqui anda. Assim fotos, histórias, algumas palavras sem sentido e talvez alguns vídeo... vão ser "postados" mais frequentemente.
Começando pelo princípio, ou talvez pelo fim... aqui vai a descrição dos primeiros momentos do novo ano.

Dia 31-12-2010
Escritório até às 12:00, sempre com muito stress, e apesar de ter saído cedo, o telemóvel não parou de tocar, como aliás já é habitual.
Fui a casa buscar o saco de viagem, alguns jogos e um livro, confirmei a presença de chapéu de abas largas, biquínis, protector solar e uma capulana para a praia. Check... time to go.
Saída de Maputo em direcção à Macaneta, passando pelo caminho de terra batida que vai da Costa do Sol até Marracuene. O caminho fez-se sem sobressaltos e sem mais atrasos, mas já em Marracuene tivemos uma longa paragem na fila de espera do batelão.
De 30 em 30 minutos avançávamos o carro mais umas dezenas de metros na fila, e a cada paragem parávamos nós também no bar para beber Savana fresquinha.
A passagem de batelão sobre o rio Incomati foi rápida e o caminho de areia no meio de mato e palhotas foi quase demasiado rápido até chegar ao Jay Lodge.
Logo na entrada, e para refrescar, mais umas Savanas e siga para a casa.
Pousámos as coisas um bocado à pressa e depois disto foram horas no banho na piscina.
Já de noite fizemos o Brai e jantámos em comunidade, acendemos os candeeiros a petróleo e passámos a duna em direcção à praia.
Céu estrelado límpido, praia vazia, água quente, fogo de artifício em Maputo e na Inhaca, passas na mão, garrafas de espumante na outra, contagem decrescente 60, 59, 58, 57...... 3, 2, 1
Come as passas, abraços, beijinhos e desejos de bom ano, mergulho no mar e novamente mergulho na piscina.

Dia 1-1-2011
Acordar cedo com o calor abrasador, duche rápido, jogos na mala de capulana, biquíni e segue para o bar do logde passar o dia. Jogámos Pictonary, Poker e Uno, até o cansaço nos obrigar a ir para casa. Depois de uma refeição ligeira, caminhada na praia e de novo para dentro da piscina (sim... os dedos ficaram enrugados...).
À noite juntámo-nos a mais uns amigos que estavam na casa da frente, fizemos um Brai gigante acompanhado de muitas saladas e cocktails de sabores diferentes (melancia, lichias e ananás). E durante horas ao som da guitarra cantaram-se todas as músicas de que nos conseguimos lembrar... mais uma vez sob o céu estrelado e um calorzinho confortável no ar.

Dia 2-1-2011
Arrumações, mais um mergulho na piscina, encher os carros com a tralha e mudança de planos no percurso da viagem. Era suposto regressarmos por Marracuene passando mais uma vez o batelão, mas os marinheiros estavam bêbados (ainda...) e não se conseguia fazer a travessia. Segundo o boer do Lodge estavam mais de 200 carros já na fila à espera de vez para passar (o batelão leva 6 carros em cada viagem...).
Vamos dar a volta por terra? Claramente. Pedimos autorização ao complexo de produção de cana de açúcar da Maragra para passar por terra, pedimos indicações do "caminho" - picadas no meio do mato e de vez em quando passando por alguma povoação de palhotas. Depois de 2 horas às voltas completamente perdidos, lá começámos a aproximar do rio e passámos para a outra margem. A paisagem era fantástica e valeu cada solavanco e a suspensão partida.
Paragem em Marracuene para uma coca-cola gelada, e seguimos pelo caminho de terra batida em direcção a Maputo. Desta vez cortámos antes da Costa do Sol e atravessámos o bairro Polana Caniço, desaguando no Xikelene. Daqui já só havia estrada alcatroada com os típicos buracos/crateras abertos pelas chuvas, e mais 10 minutos entrávamos em casa.
O Pumba e a Matilde (os meus canitos lindos / feras gigantes) ansiavam por festinhas e passeios na rua, pediam mimos e davam lambidelas. Depois dos momentos de mimo, cama, rede mosquiteira, raquete mata-mosquitos e janelas abertas... tudo pronto para uma óptima noite de sono...

Resoluções de Ano Novo
Fiz algumas, penso que todas muito realistas, e já as comecei a por em prática. Vamos ver quanto tempo duram.
Mais novidades nos próximos episódios.

2 comentários:

LC disse...

Pictionary e Uno??

Isso aí é divertido ;)

Beijo.

CLucas disse...

Finalmente noticias tuas ... Feliz Ano Novo.

Beijinhos