quarta-feira, setembro 09, 2009

Regresso de férias

Já voltei de férias há quase 2 semanas... muito muito tempo...
Souberam bem. Deu para descansar, estar com a família, com alguns amigos e ainda deu para fazer compras, que já não fazia a sério desde que tinha saído de Portugal.
Os reencontros que tive em PT foram muito bons e alguns foram mesmo saborosos, recuperando sabores de que gosto e que, mesmo sem saber, me faziam falta. E com isto falo nos ovos moles, nas queijadas de Sintra e no queijo fresco (sim, queijo fresco).
O regresso a Moz foi demasiado cedo para quem sente ainda muitas saudades, mas por outro lado, foi na altura certa. Quando se é expatriado temos de encontrar um equilíbrio no tempo de regresso a casa. Não pode ser de menos senão não descansamos, não vemos ninguém, não tratamos de tudo o que ficou pendente (bancos, finanças e afins); mas também não pode ser demais senão voltamos a entrar naquele ciclo do "está tudo na mesma". Temos de ficar o tempo certo para ver as pessoas que queremos, saber as novidades maiores, e ter um bocadinho de colo. Temos de regressar no dia em que não nos dói demais sair de PT nem nos bate a saudade do sítio novo onde vivemos - Moz.
Se calhar não me fiz entender muito bem, mas sei que praticamente todos os expatriados que conheço sentem o mesmo que eu. Aliás as nossas conversas antes, durante e depois das viagens de verão de emigrante, eram basicamente à volta deste tema.
Enfim... regressei. Não dormi nada no voo como já vem sendo hábito, e por isso fiquei com os horários todos trocados. Mas depois de umas horas de sono reposto voltei a entrar no ritmo normal.
Por aqui tudo se tinha aguentado e fui muito bem recebida no trabalho e pelos amigos. A minha casa está na mesma, e é a minha casa. Sabe bem regressar a este lar emprestado, cada vez mais meu.
Mas apesar de ter sido um regresso aparentemente fácil, tenho saudadinhas... muitas... e os telefonemas e mails (dos poucos que escrevo) estão carregados desse sentimento tão português.
Bem... mas adiante. O que fiz depois do regresso? Fui a Marloth Park, fiz uma apresentação sobre resíduos na FACIM (Feira Internacional de Maputo), e fui fazer um fim-de-semana de regatas a Chidenguele.
Sobre os passeios elaboro mais e vou colocar fotos... até porque vale mesmo a pena ver os sítios por onde andei.
Sobre a FACIM... nervosismo... muito stress... mas correu tudo bem.

4 comentários:

MJI disse...

Olá Ana,

O regresso de férias por si só já é um pouco doloroso e quando estamos longe da família ainda é pior. No entanto, estar onde está é a realização do seu sonho e isso é muito importante.
Bom trabalho.
Beijos,

joana B. disse...

Olá Ana, como andas tu?
Hoje vim dar ao teu blog, onde as saudades se apoderaram de mim e de ti...de saber como vais, de como estás nessa terra de musica, nessa terra azul. vi que tinhas cá vindo, tive pena de não te ver...saudades de te reencontrar...desculpa esta minha ausência, este tempo sem um olá, mas acho que a nossa amizadeestá acima disso...Conhecemo-nos além fronteiras e além fronteiras é a amizade e a "sodade" que tenho de ti...Um beijinho de muita força e que tudo te corra bem...Até breve 8que eu sei!)
Bj miga
Joana B

nuno medon disse...

Olá! bem vinda de volta :)! Ainda bem que as férias foram agradáveis e que correu tudo bem. beijos e bom fim de semana.

nuno medon disse...

Se esta tua amiga se chamasse Joana Bernardes, seria uma coincidência...lol! beijos