terça-feira, julho 07, 2009

Campeonato no Bilene

Dia 25 de Junho foi feriado aqui, era uma quinta-feira e eu como precisava de sair de Maputo, precisava mesmo, deixei tudo organizado, transferi as comunicações para o telemóvel (Skype, MSN e afins) e parti logo cedo para o Bilene.
Estava programado há já uns meses um campeonato de vela na lagoa, e a ansiedade foi crescendo no grupo de velejadores que às 8h da manhã davam os últimos toques nos atrelados que seguiriam na caravana.
A viagem de cerca de 3 horas não teve percalços e logo que chegámos ao lodge que acolhia os barcos, tratámos de comer e alinhar os 19 cascos no areal. O cenário era incrível.
Já era um bocado tarde mas mesmo assim a vontade de ir para dentro de água era imensa. Nós, os dois "malucos" do Clube Naval (os únicos a representar este clube) decidimos entrar pouco antes do pôr-do-sol, e a aventura compensou. Um descanso, uma paz... dos melhores pores-do-sol que já vi na minha vida.
Voltámos para terra para apreciar a paisagem, bebemos uma 2M sentados no areal, até que fomos enxotados por mosquitos irritantes. Decidimos então ir outra vez para dentro de água. Desta vez nenhum barco nos seguiu. Estava aquele lusco-fusco de fim de tarde e a lua em quarto crescente a reflectir na água. Velejámos sem ver as velas, sentíamos só o barco, ouvíamos o som da brisa a deslizar nas velas, sentíamos a tensão dos cabos e o balanço do barco. Recostámo-nos para trás e em silêncio olhámos o céu estrelado...
Fizemos uma aproximação ao lodge para acabar com o passeio, mas as luzes do bar e o barulho das vozes fez-nos voltar para o meio da lagoa, só para mais um bocadinho, mais uma voltinha.
Quando já tínhamos enchido a alma de coisas boas voltámos então para terra, subimos o barco e deixámo-lo pronto para as regatas que estavam para vir.
Nesse dia fizemos um churrasco, bebemos vinho da África do Sul e comemos na varandinha do alojamento. Deitámo-nos já tarde, mas satisfeitos.
No dia seguinte devia haver a concentração às 9h da manhã. Eram 7h30 estava eu a pé a ver a paisagem. Espreitei para a margem e vi os barcos tombados, uma ventania gelada e forte tinha deitado vários por terra. Tomei banho e agasalhei-me com a camisola polar e já na areia endireitei um por um. Já cansada fui tomar o pequeno-almoço reforçado e voltei para a cama para ler um bocado. Ainda ninguém tinha comparecido, a força do vento impedia-nos de velejar.
A meio da manhã uns corajosos reuniram-se no areal e decidimos ir jogar futebol e basket, não valia a pena entrar na água... as rajadas tinham em média 25 nós e não estava a ficar melhor.
O resto do dia foi passado na conversa e a jogar bilhar, nada mais podíamos fazer senão esperar.
Sábado de manhã eram 8h lá estávamos outra vez a reunir, agora sim... mais uma vez pequeno-almoço reforçado, licra quentinha vestida, boné e óculos de sol. Vamos entrar.
2 regatas de manhã, depois um almoço de sandes e mais 2 regatas de tarde. Não nos correu propriamente bem... ficámos em 5º lugar.... fiquei tão irritada... que andei a barafustar até ao jantar. Mas depois de um banho quente e já na entrega de prémios a neura passou e o convívio mais uma vez veio para ficar.
Na última manhã arrumámos os barcos e fizemo-nos à estrada, mais uma vez em caravana. Encontro final no Clube Marítimo onde parei para comer um prego e uma sopa. Depois disto... dormir... só dormir... soube bem, muito bem. Quero mais.