sexta-feira, maio 15, 2009

12 h de bichos

Fim-de-semana grande com a mãe cá significa 3 dias de passeio por terras de África, mais precisamente South Africa.
Saímos de Maputo na 5ª feira ao fim da tarde, mas já estava escuro como breu. Os viajantes eram 5, dos quais 3 antigos colegas de liceu e 2 descendentes (eu, claro, e a S.), 3 mulheres e 2 homens. Apesar de os homens irem à frente, a ala da retaguarda revelou-se desde cedo a ala responsável pela navegação, orientações e algumas histórias engraçadas que resultaram em gargalhadas bem dispostas de todos os viajantes.
2 horas de viagem, 2 postos de fronteira, comemos qualquer coisita no único restaurante/pub aberto de Komatiport, e fomos cedinho para a cama. Dormimos num lodge à porta do Krugger Park, onde mesmo à beirinha se passeiam animais daqueles mesmo selvagens... junto ao Crocodile River (achei que ficava mais emocionante em inglês).
Acordámos às 3:45h da manhã e às 4:15h já estávamos a entrar no parque para fazer o passeio da madrugada, guiado pelo motorista Mr. Wonderful
Na carrinha tipo jipe gigante, totalmente aberto, 3 alminhas enrolaram-se em cobertores de lã e só com o nariz de fora olhavam a escuridão à procura de olhos que brilhassem com o passar das lanternas. Vimos muitas Impalas (como não podia deixar de ser), e já ao nascer do sol 1 girafa. Eram 6h e estávamos a ficar desanimados quando começa a festa: um rinoceronte a atravessar a estrada, um outro a marcar território, outro a virar as costas e a ir embora; um monte de zebras e mais à frente bois-cavalo (wildbeast); 1 Kudu, 2 Kudu, 3 Kudu (de vários tamanhos e feitios); 1 elefante gigante que avança ameaçador para nós, outro que passa tranquilo para derrubar uma pequena árvore; hipopótamos no lago a espreguiçar, na margem espreitam os olhos de 2 crocodilos e lá ao fundo umas impalas bebem água enquanto 2 girafas comem folhinhas tenras do topo das árvores; seguimos em perseguição de uma família de 8 leões mas já não estão lá, depois em perseguição de uma família de 18 leões, mas tudo o que vemos são manadas de herbívoros a fugir deles e no meio da confusão consigo distinguir a cauda de uma leoa adulta... hummm leões hoje não há... Já a regressar ao carro para seguirmos a viagem pelos nossos meios, vemos mais 3 rinocerontes em conferência enquanto outros 2 se aproximam... "hoje é dia de Sto Rino". Trocámos de carro e vamos lá a andar com isto. No primeiro cruzamento estacámos para deixar passar uma manada gigante, magnífica, brutal de mais de 100 búfalos....
E o dia não acabou por aqui... mais girafas, macacos, babuínos, mais 1 leoa, famílias de elefantes e de hipopótamos, mas leopardos que eu queria... nicles, nem vê-los
Para quem não sabe ver tantos rinocerontes e tantos búfalos é muito muito raro. Rinocerontes juntos, assim tantos (5) raríssimo, e manadas gigantes de búfalos, só mesmo quase nos filmes (e nós fizemos o nosso filme claro)
Atravessámos o parque, almoçámos por lá e fizemos as compras do costume nas lojinhas de souvenirs, ao fim da tarde rumámos a Nelspruit pela estrada que atravessa extensíssimos campos de bananeira, pinhal e depois eucaliptos, até perder de vista, lagos interiores pelo meio... a certa altura parecia o norte da Europa. Este país é verdadeiramente outro mundo.