sexta-feira, janeiro 30, 2009

Cidade de "Caniço"

A cidade de Maputo está dividida entre cidade de "cimento" e cidade de "caniço", sendo que esta designação fazia sentido quando as casas da periferia eram mesmo feitas de caniço, actualmente são feitas de cimento, mas são um monte de casinhas encostadas ao lado umas das outras, quando vistas em comparação com a cidade de cimento, onde temos ruas largas com passeios amplos, prédios altos e casas de maiores dimensões.
No fim-de-semana passado fui passear para fora de Maputo e ao sair da cidade conseguir tirar algumas fotos do movimento que se vive na periferia.
Aqui estamos a chegar ao mercado, a confusão de "chapa 100" (transportes colectivos, normalmente em carrinhas tipo toyota hiace, meus velhos conhecidos de Cabo Verde como "iace"), misturados com gente que atravessa a rua em todas as direcções, a rua que não tem faixas de rodagem marcadas, camiões de transporte de tudo e mais alguma coisa (neste caso de palha), e começam a misturar-se com vendedeiras que se organizam em zonas: zonas das sapatarias, das mobílias, dos legumes, da roupa, das peças de automóvel, dos materiais de contrução... tudo ao ar livre. Aqui passamos nas sapatarias, a primeira loja tem uma mistura de sapatos usados e de sapatos novos, óbviamente os primeiros são muito mais baratos que os segundos.
Avançamos então para a zona dos que arranjam as bicicletas (em primeiro plano) e dos materiais de construção (em segundo plano).
E já à saída passamos por uma das muitas igrejas universais do reino de deus, onde passa à porta uma família protestante que sai da missa de domingo de uma outra igreja qualquer, e vem vestida a rigor, fato para os homens e vestido branco com chapéu, também branco, para as mulheres.
Como diria o pai de um amigo, usam a roupa de "ir ver a deus".

2 comentários:

Olivenca disse...

Bem, este post não comento mas a "mansão" está mesmo a pedir uma incursão a Maputo para rentabilizar o ar-condicionado e a vista!!!

newton avelino disse...

Belas terras lusitanas...
tú és portugal as terras
dos desbravadores as terras
das lindas danças... as terras
dos vinhedos e dos vinhos...
belas terras as tuas ó portugual...
Terras das meninas lindas... terras de cabral és tú... ó magestades portugal...

Newton Avelino(ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO)
www.aartedenewtonavelino.blostpot.com